quarta-feira, 22 de abril de 2009

CAMPNHA DE PRIMAVERA SALDANHA RESIDENCE/Cidade de Lisboa um crime arquitectonico


Se na época em que idealizei e concebi esta campanha com a imagem da minha amiga Cinha Jardim para as Galerias Saldanha Residência, a arquitectura desta cidade já demonstrava danos irreparáveis, hoje infelizmente não esta melhor.
Continuo a não entender esta politica de ordenamento do território da cidade , onde os poderes políticos se revezam e onde todos têm responsabilidades.
Cada partido político que se candidata a cidade de Lisboa apresenta-se sempre como o salvador da mesma. O facto é que ganhando ou não, depois das eleições todos ocupam os seus lugares, acomodam-se e nada fazem.
Será assim tão difícil entender que o modelo de desenvolvimento americano tão preconizado nos anos 80 não se aplica numa cidade europeia como a nossa!...
Dezanove anos passados ainda não percebemos que tínhamos uma das capitais mais bonitas da Europa, que a destruímos e insistimos a assassina-la todos os dias mais um pouco!
Haverá o dia em que acordaremos e a cidade será um local onde só haverá edifícios com formas estranhas aos gritos, de vidros espelhados sem qualquer valor estético.
Interrogo-me porque não aproveitamos o nosso constante atraso e o convertemos em vantagem e aprendemos com os erros dos outros.
As vezes penso se sou eu que sou assim tão inteligente e os outros tão burros? ...
Porque não vêem o óbvio! ...
Infelizmente chego a conclusão que tem mais haver com uma questão de egoísmo, falta de cidadania, interesses pessoais e comerciais.
Só pode!… porque não ha concerteza tanta gente asna a querer delapidar o nosso património…

Sem comentários: