segunda-feira, 27 de abril de 2009

ATRIUM SALDANHA NATAL 2002/ARTE POP


Os ” shopping center” oferecem um ambiente confortável e tranquilo que deixa lá fora o calor ou a chuva, proporcionando o caminhar por passeios floridos sem carros com ar climatizado, onde se pratica saudavelmente a convivência das diferenças.
Reúne na verdade uma serie de elementos que o tornam num meio de eleição das classes sociais dos mais variados diferentes níveis económicos e culturais, quer seja para o lazer, convívio ou consumo.
*produção para a revista caras nº385/28 de Dezembro 2002 /produção Abel dias/ Jornalista Abel dias/Fotografo

Esta proposta deu continuidade à filosofia da diferencia que o Atrium Saldanha vinha a marcar nas suas acções, pois só assim acho possível diferenciar-se dos outros centros de grandes dimensões.

A cultura não é monopólio de elites todos nós temos a obrigação de precipitar o despertar de novos interesses através dos mais variados suportes de informação.

Adoptei uma mensagem cultural de linguagem artística acessível.
Não me limitei ir ao renascimento buscar um pintor, fui mais longe ,peguei na imagem do menino do quadro “Madonna col Bambino Benedicente” da autoria de Giovanni Bellini e trouxe-o para o século xx .


Visitei o Museu de Arte Moderna em Sintra de José Berardo e bebi a inspiração num dos movimentos artísticos mais importantes do pós-guerra que se iniciou na década de 50 .Caracteriza-se pelo recurso ao imaginário da sociedade de massas ,tão propensa ao consumo, a Arte Pop. *produção para a revista caras nº385/28 de Dezembro 2002/produção Abel dias/ Jornalista Abel dias/Fotografo

Obviamente não coloquei bigodes na face do menino como Marcel Duchamp fez com a Mona Lisa , deixei-me influenciar por Andy warhol e Roy Liechtenstein.
Nas telas com o menino usei as composições cromáticas de Andy ,nas bolas cobertas de purpurina as pintas do estilo de historia em quadradinhos de Roy, nas entradas nos expositores de acrílico excertos do livro/catalogo “colecção Berardo, Pop Arte & Companhia” ilustrado com fotografias das obras de artes expostas no Museu e textos do critico de arte e sociólogo Alexandre Melo

Desta forma as galerias Atrium Saldanha aliaram a cultura, informação, inovação , estética e simbolismo ao consumismo. Qualquer pedestre que se passeie por este centro tem oportunidade de participar numa decoração de carácter pedagógico. Em suma o pretendido é que o visitante se sinta num espaço harmonioso que preterirá a outros , absorve de forma pedagógica informação e cultura que lhe é própria, sem perder o simbolismo que se pretende representar nesta quadra.

1 comentário:

Lesma Morta disse...

Olá Pedro.

Bem me lembro do arriscado que foi transformar a Sagrada familia ao estilo da Arte Pop, mas que resultou lindamente. Só tu. Lol