sexta-feira, 22 de maio de 2009

Les Demoiselles d’Avignon, de Picasso ,Atrium Saldanha Natal 2006



Les Demoiselles d’Avignon, de Picasso

Os historiadores de arte tiveram há muito a intuição de que o cubismo, um movimento artístico formalista e geometrizado, poderia ter sofrido a influência da revolução matemática e física que se operava no princípio do século XX.

Les Demoiselles alem de ter sido uma das obras a atingir o preço mais elevado num leilão, é certamente uma das obras mais revolucionárias de Picasso.

Acabada de pintar em 1907 e medindo 2,44 por 2,34 metros, a tela está exposta no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque,o célebre MOMA, onde constitui um dos mais preciosos elementos do acervo do museu. Representa um dos momentos decisivos da arte do século XX e é habitualmente considerada como marcando o nascimento do cubismo.

Através dos cadernos de Picasso e de vários outros testemunhos, sabe-se que o artista meditou longamente na preparação deste quadro. Nos seus esboços, encontram-se inúmeros desenhos, um deles surpreende por ser a projecção de um sólido a quatro dimensões.

Em todos os esboços revela-se uma busca contínua da simplificação de elementos do corpo humano, que se aproximam de figuras geométricas simples.




No trabalho que fiz para Atrium Saldanha desenvolvi esta obra de arte nas várias dimensões, na justaposição das diferentes perspectivas sobre a mesma tela fiz o exercício contrário do autor e ofereci a esta as três dimensões.
Vários fragmentos da pintura em tons de cinzento, prata e preto brilhante açucarado, criam asas e regressam as dimensões captadas pelos nossos sentidos.

1 comentário:

Rubus disse...

Adorei o tratamento de imagem da maqueta e acho a ideia de reversão da planificação para as três dimensões, brilhante. É nessa fundamentação que me parece residir a distinção entre um trabalho profissional e amador. Uma ideia bem estrutrada tem uma beleza própria independente do aspecto final e não é por acaso que se geram os resultados estéticos agradaveis. Mas conseguir que a experiência estética seja acrescida de uma significação própria e que faz o espectador reflectir é a essência de um trabalho verdadeiramente artístico. Tenho algumas dúvidas se o conceito seria acessivel a todos, mas de resto é característica comum dos trabalhos geniais tal como Les Demoiselles d'Avignon. Très bien!