segunda-feira, 27 de abril de 2009

ART POP MOVIMENTO ARTÍSTICO/Atrium Saldanha


A Arte Pop surgiu nas cidades de Londres e Nova York como expressão de um grupo de artistas, que procuravam valorizar a cultura popular utilizando os recursos publicitarios e os demais meios de comunicação de massa.
Histórias em quadradinhos, cartazes publicitários, elementos de consumo diário e a nova icnografia, representada pelas estrelas de cinema , da televisão e do rock, passaram a integrar a temática central desta nova corrente .

As actividades desses grupos começaram em Londres por volta de 1961 sob a forma de conferencias, nos artistas, críticos de cinema, escritores e sociólogos ,discutiam o efeito dos novos produtos da cultura popular originados pelos meios de comunicação de massa. De Inglaterra o movimento transferiu-se para os Estados Unidos, onde finalmente se consolidaram os seus princípios estéticos como nova corrente artística.

Nos Estados unidos além das acções dos grupos londrinos, os artistas da camada Pop tiveram como referencia, desde 1950, os chamados Happenings e Environments , onde se fazia uso de todas as disciplinas para criar espaços lúdicos de duração efémera.

A Arte Pop americana desde o inicio mostrou interesse em deixar de lado as abstracções e afirmar-se com uma estética figurativa renovada .

A frieza de expressão das colagens de anuncios publicitários de Rosenquist e os quadros eróticos de Wesselman, próximos dos quadros de Schwitters fazem uma imitação burlesca da nova cultura gráfica publicitária.
Apesar de terem êxito e das suas obras se valorizarem no mercado mundial, estas em nenhum momento foram entendidas que não num plano que não fosse meramente estético , foram criticadas por realizar uma arte eminentemente comercial.

No Pop Britânico os artistas realizaram exposições nas quais os quadros eram verdadeiros mostruários do quotidiano inglês, reflectiam a nostalgia das tradições ,num sentido mais critico e irónico ,quase em tom de humor ,faziam de uma forma grotesca imitação dos hábitos consumistas da sociedade.

2 comentários:

Lesma Morta disse...

Faz-me lembrar uma certa senhora da sociedade lisboeta que ambos conhecemos e que nos vendia a história que o Andy Warhol a queria retratar mas ela não deixou. Lol

Rabisco disse...

Ia mesmo falar dos trabalhos do Andy Warhol quando agora li o comentário já deixado pelo Lesma Morta...
Esses trabalhos são uma grande referência desta corrente artística...

Há uns anos fiz uns estudos sobre Happenings e descobri alguns acontecimentos bastante surreais, fora do normal e, ao mesmo tempo, bastante surpreendentes!

Muito bom artigo!

=)